Os dias longos sempre me convidaram mais à experimentação do que à introspecção. Não obstante, o Nodo Ascendente continuará a ser actualizado.
Há algumas semanas deparei-me no Google Reader com uma questão interessantíssima, que aqui deixo à consideração das vossas mentes inquietas.
Muitos dos nossos avós eram racistas.Muitos dos nossos pais são homofóbicos.Que valores/crenças/hábitos fortemente enraizados nas nossas vidas de hoje serão considerados inadmissíveis pelas gerações vindouras?
A primeira ideia que me surgiu (desde então outras têm aparecido) foi o respeito pelo bem-estar dos outros animais, e pelo equilíbrio do planeta em que vivemos num sentido mais abrangente. Não com a arrogante abordagem actual a questões como as alterações climáticas, puramente chantagista e egocêntrica, estilo "veja lá se anda menos de carro se não quer que o mau tempo lhe estrague as férias em Agosto!"... (talvez sejam ainda necessárias muitas gerações ou grandes desgraças para que se chegue lá.)
No site onde a questão foi originalmente colocada, surgiram outras hipóteses interessantes:
- Comer carne- Condenar legal, moral e socialmente o consumo de drogas, a prostituição e a poligamia- Praticar circuncisão por tradição religiosa- Adquirir mais bens de consumo do que aqueles de que realmente necessitamos- Esconder a nudez- Excesso/défice de tolerância religiosa
Alguém tem ideias sobre o assunto?