Mostrar mensagens com a etiqueta Reiki. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reiki. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 21 de agosto de 2007

REIKI - parte II

No primeiro artigo relativo a este tema, concluiu-se que o Reiki se baseia na distribuição harmoniosa da Energia Vital (Ki), gerada através da Energia Celestial (Rei). Uma vez que aqui se fala essencialmente do factor Energia, importa saber quais as suas características.

Quando se fala em Energia Reiki, fala-se de uma Corrente Energética apolar, que poderá assumir a polaridade necessária para o bem-estar do paciente. É uma Energia de alta-frequência, destruindo assim os Bloqueios Energéticos que impedem a livre circulação Energética pelo corpo. Estes Bloqueios Energéticos são os principais responsáveis pelo aparecimento de doenças e outros distúrbios.

Um dos principais aspectos que importa reter prende-se com o facto de que a Energia que é transmitida durante uma sessão de Reiki não provém do terapeuta. Este serve apenas de “Canal Transmissor” da Energia Celestial, pelo que, mesmo após várias sessões, os seus níveis energéticos não diminuem. Pelo contrário, o indivíduo que aplica Reiki também é beneficiado, uma vez que, como já foi referido, a energia flui através do seu corpo até ao destinatário. Tudo isto é conseguido através de uma correcta utilização da técnica, deixando-se a Energia fluir e deslocar-se até onde é necessária.

São raros os casos de reacções adversas à terapia Reiki, uma vez que esta terapia não causa mal algum. No entanto, em alguns casos poder-se-á verificar uma fase de adaptação de curta duração, através da qual, o organismo procura o equilíbrio e uma reorganização Energética, uma vez que foram removidos Bloqueios Energéticos.
Importa ainda referir que Reiki não é nem faz parte de nenhuma religião. Qualquer pessoa, independentemente do seu credo, pode ser praticante sem qualquer restrição.
Crianças e Idosos podem ser excelentes veículos de Reiki: esta técnica depende mais do amor incondicional que o terapeuta pode oferecer do que dos conhecimentos teóricos adquiridos por ele.


Fonte: Moreira, P.G. & Mattos L.F.

terça-feira, 15 de maio de 2007

REIKI - parte I

Este será o primeiro post sobre Reiki. Como técnica holística que é, não é possível resumir-se todo o seu conhecimento a um só artigo, nem que seja pelo simples facto de muito haver ainda para descobrir sobre o Fluxo de Energia que nos envolve. Com os artigos aqui publicados pretender-se-á dar a conhecer esta Dádiva de uma forma simples e despretensiosa, para que alguns tomem conhecimento, outros esclareçam dúvidas e que a maioria a quem estas surjam, sintam necessidade de as esclarecer.

O que é REIKI?

O Reiki é uma técnica curativa milenar, aplicada através da imposição das mãos em zonas específicas do corpo.
A palavra Reiki é de origem japonesa, sendo genericamente utilizada para descrever técnicas curativas através da Energia Vital.
Antes de aprender Reiki é necessário entender que todos os seres vivos são compostos por Energia que se encontra disposta em vários níveis. A vida e o seu bom funcionamento, são resultado do Equilíbrio e Harmonia entre esses Níveis Energéticos.


REI

É a Energia Celestial, Matriz de tudo o que existe. Gera o fluxo de Energia Ki em todos os seres vivos, fazendo com que estes regressem aos moldes originais, quando necessário. Originalmente todos os seres possuem uma Matriz correcta de Energia Ki. Como somos livres e o Universo permite que nos afastemos dessa Harmonia, vão sendo criados bloqueios, a essa Energia, resultantes de comportamentos, emoções e outros aspectos danosos. No entanto é possível obter esse Equilíbrio novamente, gerando assim Felicidade, Saúde e Prosperidade, sendo o Reiki um importante catalizador deste processo.

KI

É a Energia Vital, oriunda do Sol que é captada através da sua radiação, do consumo de alimentos frescos naturais, pelo ar e em contacto directo com uma pessoa canalizadora, que se encontra em Harmonia Energética. No Japão é chamada de Ki, na China de Ch’i, Pitágoras referia-a como Fogo Central, Hipócrates de Fogo Interior, Mesmer de Magnetismo, os Hindus chamam-lhe Prana, Reich de Orgónio, na antiga União Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os Judeus de Nefesh e os Alquimistas de Fluido da Vida.

Apesar de terem sido divididas as palavras para que se obtivesse uma melhor compreensão, é necessário ter presente que a Energia é uma só, com propriedades impares, ainda que seja o somatório de duas Energia com propriedades bem definidas.
Em resumo: A Rei (Energia Celestial) gera a distribuição harmoniosa da Ki (Energia Vital).


Fonte: Moreira, P.G. & Mattos L.F.