terça-feira, 15 de maio de 2007

REIKI - parte I

Este será o primeiro post sobre Reiki. Como técnica holística que é, não é possível resumir-se todo o seu conhecimento a um só artigo, nem que seja pelo simples facto de muito haver ainda para descobrir sobre o Fluxo de Energia que nos envolve. Com os artigos aqui publicados pretender-se-á dar a conhecer esta Dádiva de uma forma simples e despretensiosa, para que alguns tomem conhecimento, outros esclareçam dúvidas e que a maioria a quem estas surjam, sintam necessidade de as esclarecer.

O que é REIKI?

O Reiki é uma técnica curativa milenar, aplicada através da imposição das mãos em zonas específicas do corpo.
A palavra Reiki é de origem japonesa, sendo genericamente utilizada para descrever técnicas curativas através da Energia Vital.
Antes de aprender Reiki é necessário entender que todos os seres vivos são compostos por Energia que se encontra disposta em vários níveis. A vida e o seu bom funcionamento, são resultado do Equilíbrio e Harmonia entre esses Níveis Energéticos.


REI

É a Energia Celestial, Matriz de tudo o que existe. Gera o fluxo de Energia Ki em todos os seres vivos, fazendo com que estes regressem aos moldes originais, quando necessário. Originalmente todos os seres possuem uma Matriz correcta de Energia Ki. Como somos livres e o Universo permite que nos afastemos dessa Harmonia, vão sendo criados bloqueios, a essa Energia, resultantes de comportamentos, emoções e outros aspectos danosos. No entanto é possível obter esse Equilíbrio novamente, gerando assim Felicidade, Saúde e Prosperidade, sendo o Reiki um importante catalizador deste processo.

KI

É a Energia Vital, oriunda do Sol que é captada através da sua radiação, do consumo de alimentos frescos naturais, pelo ar e em contacto directo com uma pessoa canalizadora, que se encontra em Harmonia Energética. No Japão é chamada de Ki, na China de Ch’i, Pitágoras referia-a como Fogo Central, Hipócrates de Fogo Interior, Mesmer de Magnetismo, os Hindus chamam-lhe Prana, Reich de Orgónio, na antiga União Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os Judeus de Nefesh e os Alquimistas de Fluido da Vida.

Apesar de terem sido divididas as palavras para que se obtivesse uma melhor compreensão, é necessário ter presente que a Energia é uma só, com propriedades impares, ainda que seja o somatório de duas Energia com propriedades bem definidas.
Em resumo: A Rei (Energia Celestial) gera a distribuição harmoniosa da Ki (Energia Vital).


Fonte: Moreira, P.G. & Mattos L.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário