terça-feira, 15 de maio de 2007

YOGA Parte 1 - As Camadas da Mente segundo o Yoga

De acordo com os mais antigos conceitos de yoga e as teorias da Física Moderna, a existência não é uma realidade única e isolada, mas sim um continuum de várias camadas de existência que se interligam.

Os iogues dividiram a mente em cinco camadas, ou kosas:

v Corpo Físico
v Mente Consciente (a camada do Desejo),
v Mente Subconsciente (da reflexão e Memória),
v Primeira camada da Mente Superconsciente (Intuição)
v Segunda Camada da Mente Superconsciente (Discriminação e Desapego)

Cada camada que sucede a camada anterior é mais refinada e subtil, havendo em simultâneo um estado de consciência mais expansivo e exultante.

Numa esfera situada acima destas camadas, encontra-se o reino do “Espírito”, consciência infinita ou Ser Interior. Nesse estado de perfeita paz, que está além de qualquer onda vibratória ou manifestação, todos os conflitos e contradições da mente inferior se dissolvem. Aqui tudo se torna UM.

Quando se atinge esse estado, mesmo que por um momento, é-se inundado por um êxtase inexplicável. Essa é a meta do Yoga e a meta da Vida: conduzir a mente através de camadas cada vez mais elevadas, até que se realize o Infinito, o Bem-Aventurado Ser Interior.

A maioria das pessoas nunca ultrapassa as camadas inferiores da mente (consciente e subconsciente), utilizando apenas uma pequena parte do seu potencial, porque a agitação dessas camadas superficiais os impede de avançar, quando não há alguma orientação, nem um esforço continuado nesse sentido. A persistência é essencial.

Apenas alguns conseguem atingir a Mente Superconsciente, e por um instante, ter a vivência da telepatia, de visões do futuro, ou de êxtase, e à medida que os seus egos se dissolvem, conseguem até fundir-se com a Unidade Toda-Envolvente. Mas esse vislumbre dissolve-se assim que a agitação das camadas superficiais da mente se reinicia.

Pela dificuldade acrescida, poucos conseguem realizar o seu verdadeiro Ser.


Fonte: "Meditação e os Segredos da Mente", de Avadhu'tika A'nandamitra A'caria, Publicações Ananda Marga

Sem comentários:

Enviar um comentário