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quarta-feira, 16 de maio de 2007

YOGA Parte 2 - O Caminho da Bem-aventurança

Embora existam outros métodos, aqui iremos descrever os passos indicados pelos praticantes de Yoga como sendo os mais eficazes para atingirmos um estado Superior: é preciso experimentar e purificar cada camada por sua vez.

Primeiro, tratando o Corpo Físico. Uma dieta vegetariana torna-se crucial para manter a pureza das células do corpo, uma vez que acreditam que o nosso corpo é composto por aquilo que ingerimos, e na medida em que a mente se torna mais subtil, o corpo deve acompanhá-la. Só através de uma dieta vegetariana se atingirá, comprovadamente, uma maior longevidade, e a beleza física e qualidade de vida procurada por todos.

A inclusão ou não de produtos lácteos nesta dieta é opcional. No entanto, a decomposição difícil e demorada de qualquer carne animal, juntamente com a abundância de toxinas que é encontrada nesse tipo de alimentos, são motivos para a dificuldade da sua digestão, e consequente indisposição após a sua ingestão, entre outras consequências mais graves (ex. patologias diversas do sistema digestivo). Por isso, é sobejamente desconselhada.

A purificação do Corpo Físico será complementada através de posturas corporais próprias, as ásanas, que são exercícios de relaxamento milenares desenvolvidos para manter a saúde física, estimulando a circulação sanguínea, o tonicidade muscular, a flexibilidade das articulações, e o estímulo de órgãos internos, enquanto ajudam a acalmar e controlar a mente.

Ao contrário dos exercícios extenuantes vulgares, nas ásanas pretende-se a realização de movimentos lentos e suaves, acompanhados de uma respiração profunda, alternando com períodos de completa imobilidade. Ao aprender a imobilizar o corpo e a acalmar o sistema nervoso, desenvolve-se o equilíbrio físico e mental necessário a uma longa meditação.

Durante as ásanas, a Energia Vital, ao invés de ser gasta, é aumentada; assim, com uma regularidade diária dos exercícios (que facilitará gradualmente a execução de cada um), o praticante acumula energia interna, igualmente necessária para atingir a consciência superior.

Mas o seu efeito mais importante revela-se sobre as glândulas endócrinas, uma vez que a leve pressão provocada pelas ásanas sob as mesmas irá influenciar a produção das respectivas hormonas, tendo assim uma forte influência nas emoções e nos estados de consciência do praticante.

Por ex., com a prática regular da Postura da Lebre, onde o topo da cabeça é pressionado contra o chão, exercendo-se uma leve pressão sobre a glândula pineal, desenvolve-se paciência e tranquilidade mental.


Fonte: "Meditação e os Segredos da Mente", de Avadhu'tika A'nandamitra A'caria,

Publicações Ananda Marga

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