quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Tarot - X. A Roda da Fortuna

"A Sorte tudo afecta: lança o teu anzol, porque no riacho mais improvável haverá peixe."

Ovídeo (poeta romano, 43 a.C - 17 A.D.) in Ars Amatoria


"Fortuna, boa noite. Sorri uma vez mais, gira a tua Roda."

Shakespeare (dramaturgo inglês, 1564-1616) in Rei Lear


Simbologia e Arquétipo

Uma roda que gira no sentido dos ponteiros do relógio, com figuras ou animais que nela sobem ou descem. No topo da roda, uma esfinge.


A Viagem do Louco

O Louco resolve sair do seu refúgio (onde viveu como Eremita) para a luz do Sol, como se puxado para cima pela Roda da Fortuna. É tempo de mudança. Com o bordão na mão, ele regressa ao mundo sem qualquer expectativa. Porém, estranhamente, acontecem-lhe coisas à medida que as horas passam… coisas boas. Passando por uma azenha, encontra uma mulher que lhe oferece uma bebida num cálice dourado, e insiste para que ele fique com o cálice, apenas porque simpatizou com ele. Mais à frente, junto a um moinho, o Louco pára a observar um jovem que maneja uma espada. Quando manifesta admiração pela arma, o jovem oferece-a sem pensar duas vezes.

Finalmente, o Louco encontra um rico comerciante sentado sobre uma das rodas da sua carroça. O homem dá-lhe um saco cheio de moedas, justificando-se: “Gosto de dar dinheiro, e decidi que hoje a décima pessoa que passasse por mim receberia este saco de moedas. Parabéns, você é essa pessoa!” O Louco não achava que ainda pudesse ser surpreendido desta forma! É como se tudo o que de bom fez na sua vida lhe estivesse a ser devolvido, numa proporção 3 vezes maior. Neste dia, toda a sorte é sua!





A Roda da Fortuna no baralho Golden Tarot of the Renaissance (Lo Scarabeo)







Notas Interpretativas

A Roda da Fortuna é a carta de Júpiter, e trata da sorte, da mudança, da fortuna que é, quase sempre, boa. Esta é uma virada do acontecimentos para melhor, que traz invariavelmente grande alegra e abundância.

Embora a maioria das cartas do Tarot indiquem o que pode o Querente fazer para melhorar a sua vida, na Roda da Fortuna pode-se simplesmente admitir que, às vezes, o Querente tem sorte, independentemente de tudo o resto. Esta carta pode também significar movimento, evolução, mas o seu principal sentido é o de que haverão mudanças para melhor aparentemente fortuitas, imprevisíveis. O Querente conseguirá “o tal” emprego, “a tal” promoção, “a tal” pessoa especial, “a tal” oportunidade pela qual esperava. Chamemos-lhe destino, recompensa kármica por tudo de bom que já fizemos na vida, ou simplesmente sorte. Mas quaisquer que sejam as “lotarias” da vida do Querente, ele acabou de acertar no “jackpot”!





A Roda da Fortuna no baralho Kayne's Celtic Tarot








Sem comentários:

Enviar um comentário