quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Da vocação à profissão

Gostaria que no seu olhar pelo meu mapa astral me dissesse se consegue prever nos tempos mais próximos uma melhoria na minha situação profissional e financeira.

Estou a enveredar por um novo caminho profissional e é uma aposta que não me está a assegurar neste momento a minha subsistência e a da minha familia mas que me está a dar enorme prazer desenvolver. 

Sou Life Coach certificada há cerca de 1 ano e trabalho em publicidade. Estou a exercer essa profissão nas minhas horas vagas e a título gratuito mas gostava de saber se esta minha nova área tem sustentação no futuro.

Flor de Oliveira, Lisboa


Vivemos tempos de grande incerteza. A estabilidade profissional e a confiança nas instituições que muitos de nós aprendemos a tomar como coisa adquirida têm vindo a desmoronar-se perante o olhar incrédulo de toda a nação portuguesa. Paradoxalmente, esta situação tem servido para acordar muitos dos nossos talentos que até agora viviam adormecidos pelo conforto do consumo fácil. Mas as dúvidas persistem e são perfeitamente válidas: pode a actividade que verdadeiramente me apaixona servir para pagar as contas? Devo abdicar da carreira profissional a que tanto me dediquei para arriscar, financeira e emocionalmente, em algo francamente diferente de tudo aquilo que encaixa na definição tradicional de "sucesso"?

Adaptado de Astrodienst
Na base deste mapa astrológico está uma certa "urgência" em cuidar dos outros. Com o Sol, Mercúrio e Vénus conjuntos em Caranguejo, é grande a tendência para estabelecer uma ligação emocional com as as pessoas com quem se relaciona, e fá-lo naturalmente através de uma interacção calorosa e optimista com os outros (Ascendente Leão). O Sol rege este mapa - é ele que determina essa sua missão lunar de nutrir os outros com os seus imensos recursos emocionais. E porque a Lua está em Carneiro na casa 8, essa missão passará por um papel de liderança na gestão das crises pessoais de cada um. Você tem a capacidade de apoiar os outros em situações especialmente difícieis. E fá-lo não só pelo apoio emocional que consegue proporcionar mas sobretudo porque os inspira a agir, a tomar as rédeas da situação e a não terem receio de reclamar os seus direitos e impôr a sua vontade. Você pode bem ser um exemplo de coragem e de assertividade neste país cada vez mais dominado pela sensação de impotência e pela falta de confiança nas próprias capacidades. 

Este seu talento inato não é só "seu", nem a sua vontade de se tornar life coach deve ser entendida como uma questão de simples satisfação pessoal, ou de vaidade do Ego - longe disso!! É que temos Plutão e Neptuno envolvidos no assunto (a Lua está em quincúncio a ambos, formando um Yod ou Dedo de Deus). A sua Lua - o tal instinto para ajudar os outros a gerir recursos e ultrapassar dificuldades - é "alimentada" por fortes energias colectivas que exigem transformação do modo como as pessoas utilizam as suas capacidades práticas (Plutão em Virgem) e exploração das emoções mais profundas como fonte de transcendência e de dedicação à Humanidade (Neptuno em Escorpião). Daí que esta Lua não é só "sua" no sentido em que canaliza algo muito maior, uma tarefa "universal" para a qual você foi recrutada como executante.

Porquê life coach e não outra coisa qualquer? O mapa sugere que a sua reputação social e profissional está intimamente relacionada com a sua capacidade de lutar por objectivos muito práticos, de forma a construir algo de concreto e palpável no mundo material (Marte em Touro, conjunto ao Meio-do-Céu). A profissão de life coaching permite-lhe ajudar os outros exactamente desta forma, porque reune os instrumentos práticos necessários para que cada pessoa faça uma gestão eficaz da sua vida em termos muito concretos. Mas o que isto significa também é que você precisa de conquistar estabilidade efectiva na sua profissão, precisa de saber com o que pode contar hoje, amanhã, daqui a um ano. E também por isso a sua relutância em mudar de carreira profissional seja tão compreensível. Você precisa de demonstrar para si própria que consegue a remuneração de que precisa, pois só assim uma mudança tão grande se tornará aceitável aos seus olhos (é que Marte em Touro detesta mudar ;-)

Quanto a rendimentos próprios, a casa 2 em Virgem sugere que você se sustente através dos seus conhecimentos técnics e capacidades práticas. O signo de Virgem contem também o ideal do serviço ao Outro, da dedicação a aperfeiçoar o que tem falhas de modo a contribuir para um mundo mais funcional. Ainda que esta casa 2 lhe dê excelente capacidade de trabalho - reforçando o que já se via em Marte conj. Meio do Céu - pode trazer-lhe alguma auto-crítica excessiva e assim minar a sua confiança de que é capaz de garantir o seu sustento. 

É possivel que nunca se ache suficientemente competente para auferir os rendimentos que gostaria de auferir - e talvez venha daí o facto de ainda não ter cobrado pelos seus serviços de life coaching. Mas evite cair excessivamente no lado negativo das suas limitações: tente encará-las como um incentivo ao aperfeiçoamento constante dos seus talentos, não como uma incapacidade para ser uma pessoa útil aos outros. E não permita que essas limitações que vê em si a impeçam de reclamar o que é seu por direito: a valorização do seu trabalho e a sua natural expressão em termos remuneratórios. Repare que tanto a casa do sustento (2) como a casa da carreira profissional (10) são regidas por planetas em Caranguejo (Mercúrio e Vénus, respectivamente), o que mais uma vez aponta para uma vocação de cuidado aos outros.

Em termos de conjuntura astrológica actual, esta é muito favorável a grandes transformações - qualquer que seja o mapa em análise. Parece que os deuses nos estão a bater à porta e compete a cada um de nós, nas suas vidas individuais, reflectir sobre que mensagem os deuses nos trazem e como podemos torná-la realidade - ainda que isso signifique deixar para trás muito do que até agora fomos, construimos, acreditámos.

No seu caso concreto, Urano dança neste momento sobre a sua Lua, incitando-a a agir, a tomar de assalto o controlo sobre a sua vida e a abraçar o desejo de ajudar os outros. Neptuno e a Lua progredida avançam em oposição ao seu Plutão natal, apelando a que reconheça e assuma o seu poder pessoal em prol de uma vida mais de acordo com os seus ideais e de maior comunhão com o bem estar espiritual dos outros. Outro trânsito interessante acontece na sua casa da criatividade (5), envolvendo Plutão a Saturno natal. Este Saturno em Capricórnio quase que exige que você faça da criatividade uma profissão - talvez por isso trabalhe em publicidade. Mas Plutão chegou para virar tudo do avesso, e obrigá-la a encontrar dentro de si o significado mais profundo da sua criatividade. Servirá apenas para ajudar a vender imagens e produtos, ou pode ter um propósito maior? Nos próximos tempos (1-2 anos) serão sujeitas a raio-X as suas responsabilidades perante o uso que até agora fez do seu talento criativo. Está preparada para este auto-exame? Não tenha receio de se confrontar a si própria: desta experiência pode resultar toda uma nova forma de encarar os seus recursos criativos e de os utilizar para conquistar reputação e estabilidade na profissão que realmente a faz feliz.

Regressando à sua questão, os desafios estão para continuar nos próximos tempos. Para já sugeria-lhe que começasse a cobrar pelos seus serviços de life coaching, por muito simbólica que seja a remuneração. Isso vai proporcionar-lhe uma validação real, palpável, das suas competências enquanto life coach, e vai também permitir-lhe aumentar a sua rede de contactos nessa área. É que se você não se valoriza o suficiente para cobrar pelo serviço, quem a vai valorizar? Mostrando-se como uma verdadeira profissional dessa área - ainda que em part-time - vai ajudá-la também a perceber que oportunidades e hipóteses reais existem de se dedicar a 100% ao life coaching. Acredite que aos poucos tudo se tornará mais claro: mantenha os pés no chão, mas não deixe que os seus sonhos sejam apenas sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário