segunda-feira, 27 de maio de 2013

Herança de Virgem: Humildade e Integridade

"Começam a fazer algum sentido determinadas situações...
A da ovelha negra faz todo o sentido. Não sei se percebi tudo mas gostei, espero que as minhas filhas que também são Virgens como eu não tenham que viver nada por mim, não quero deixar-lhes esse fardo. 
Não quero saber nada em especial, mas tudo o que me possa dizer...faz sentido?"

Malibu, Coimbra

Adaptado de Astrodienst
Nem todas as heranças familiares são bem-vindas... Mas quer sejamos ou não as ovelhas negras do nosso rebanho familiar, não há como escapar ao legado psicológico e emocional que os nossos pais nos transmitem tal como os seus pais já lho haviam transmitido. E de geração em geração esse legado vai-se transformando lentamente, adquirindo novas características e ultrapassando lições já interiorizadas. 

Quer tomemos essa herança com orgulho ou desdém, certo é que ela está lá, todos os dias. Impossível não vê-la, pois se até quando nos olhamos ao espelho ele nos devolve o cabelo dourado da nossa avó materna, o olhar acutilante do nosso pai ou os lábios finos de um tio distante. 

No mapa astrológico encontramos algumas dicas importantes sobre a relação que desenvolmemos com o nosso legado familiar. Nada nos diz se é bom ou mau: afinal, herdar pomares a perder de vista pode ser a fortuna de um filho e o fardo amaldiçoado de outro. Como sempre, o mapa astrológico mostra o ponto de vista do seu dono (ou dona).

Neste caso, encontramos uma herança emocional em que as capacidades intelectuais são importantes, assim como a comunicação, a permanente aprendizagem. Há um certo desejo de notoriedade social, mas também a necessidade de ser sábio (Sagitário) e não apenas "espertinho" (Gémeos). Talvez esta seja uma família de pessoas inteligentes - sem dúvida que sim -, de pessoas com o desejo de ir mais longe, de expandir os horizontes das suas raízes em busca de um conhecimento mais vasto. Terão tido oportunidade de fazer um curso superior? De viajar, ou até emigrar?

Estas são necessidades importantes, que você absorveu e tomou como suas ainda na infância. Podem reflectir desejos insatisfeitos do seu pai ou da sua mãe, ou podem traduzir sonhos que eles conseguiram mesmo concretizar. Em qualquer dos casos, a busca pelo conhecimento dá sentido à sua vida e ao papel que desempenha no seio da sua família, e deve tentar lembrar-se disso mesmo quando outras preocupações mais mundanas a afastem desta "missão".

Por outro lado, o seu mapa mostra um enorme impulso para se relacionar com as outras pessoas (6 planetas na casa VII, a dos relacionamentos!), e que esses relacionamentos se traduzam em algo de útil, algo que a melhore a si enquanto pessoa capaz de dedicar amor, atenção e cuidado aos outros (porque Sol, Lua, Vénus e Mercúrio estão em Virgem). Há aqui um forte espírito de querer servir, não no sentido depreciativo da palavra mas no seu sentido maior. 
Servir (com S grande) a quem está ao meu lado, tornar a sua vida mais fácil, mais confortável, mas eficiente, mais saudável. Servir com dedicação, com abnegaçao, com humildade. Servir sabendo que isso me torna numa pessoa melhor, mais integrada e sintonizada com a ordem natural das coisas. 

Este espírito de missão está profundamente entrosado com os seus valores morais mas também com valores mais amplos, com causas que importam à sociedade e ao bem comum (porque a confiante Lua Nova está em aspecto a Júpiter, a Neptuno e a Urano). Pode por vezes sentir que os seus sonhos e ideais a distraem de aplicar o seu grande sentido prático. Mas este conflito interior pode ser superado à medida que for interiorizando que são os sonhos e os ideais que nos movem a todos, e que a organização do dia-a-dia se torna perfeitamente estéril quando não há uma causa maior a qual se dedique de corpo e alma.

Quanto às suas filhas, o melhor que lhes pode dar é um bom exemplo. Mostre-lhes como a energia de Virgem faz falta ao mundo, como é necessária para impôr ordem ao caos, para corrigir o que não funciona, para trazer um pouco mais de saúde e pureza à sua realidade e à das pessoas que ama. Viva a sua vida como ela lhe foi destinada, e as suas filhas decerto encontrarão em si um modelo inspirador quando for tempo de tomarem responsabilidade pelas suas próprias escolhas.

Faz sentido? ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário