sexta-feira, 8 de junho de 2007

Tarot - IV. O Imperador


"O homem superior é impassível por natureza: pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem, ele não ouve senão a voz da sua própria consciência."

Napoleão Bonaparte



Simbologia e Arquétipo

No baralho Rider-Waite, o Imperador está sentado num trono de pedra adornado com cabeças de carneiros esculpidas. Coroa, ceptro numa mão, na outra a orbe terrestre, e ao fundo vislumbram-se imponentes montanhas. Noutros baralhos, é possível também encontrar uma águia nesta carta.



A Viagem do Louco

O Mago mostrou ao Louco as opções disponíveis, a Grande Sacerdotisa ajudou-o a escolher, e a Imperatriz ensinou-lhe a desenvolver aquilo que escolheu. Agora, o Louco deve saber lidar com isso. Como fazê-lo? Aproxima-se então de um grande Imperador, sentado no seu trono de pedra. O Louco fica espantado com a forma como este Imperador é instantaneamente obedecido em todos os pormenores: o seu Império é muito bem gerido! Respeitosamente, pergunta-lhe como o consegue. Ao que o Imperador responde: “Vontade forte e uma fundação sólida: é muito bom ser sonhador, criativo, instintivo, paciente… mas para controlar é preciso estar alerta, ser corajoso e agressivo”. Pronto para liderar em vez de se submeter, o Louco prossegue no seu caminho, com um novo objectivo e uma nova direcção.






O Imperador no Baralho Maat
(Edição Julie Cuccia-Watts, 2006)










Notas Interpretativas

Enquanto Áries, o Carneiro, o Imperador segue naturalmente a Imperatriz grávida. Áries é a criança, o primeiro signo do Zodíaco. Como uma criança, está cheio de entusiasmo, energia, agressividade. Ele é directo, sem malícia, e frequentemente irresistível. Infelizmente, como um bebé, pode tornar-se um verdadeiro tirano: impaciente, exigente, controlador. Por outro lado, o Imperador representa a estrutura e a ordem que vêm refrear a abundância luxuriante trazida pela Imperatriz: a criança que aprende a agir em conformidade com os padrões que regem o mundo.

Na melhor das circunstâncias, ele aponta um líder que todos querem seguir, o trono simbolizando as fundações sólidas de um império gerido com inteligência e entusiasmo. Mas esse trono pode converter-se numa armadilha, fazendo com que o excesso de responsabilidades traga uma certa inquietação, uma sensação de monotonia e descontentamento.





O Imperador no Tarot of the Old Path
(Edição US Games)








Numa leitura, esta é a carta que pergunta “Afinal quem manda aqui?”. O seu significado inclui o controlo sobre o meio circundante, sobre a vida amorosa, sobre o próprio corpo, temperamento, instintos. Não é altura para ceder ao inconsciente, nem para se submeter ao controlo exercido pelos outros. Esta é a carta que dá permissão ao Querente para ser agressivo, corajoso, ousado. Para conquistar a liderança. Em situações caóticas, o Imperador indica a necessidade de organização, de uma tomada de controlo sobre a situação.

O Imperador pode também simbolizar uma figura paternal, um chefe, seja ele um tirano exigente ou um rei carismático. Se a carta representar o próprio Querente, este deve reflectir sobre se o excesso de responsabilidades o está a tornar num mau líder, e a fazê-lo infeliz. Pode ser a altura certa para abdicar do trono.


Fontes: Aeclectic, LearnTarot

1 comentário: