terça-feira, 18 de setembro de 2007

Transmutação Mental

“A mente, como os metais e os elementos, pode ser transmutada, de estado para estado, de grau para grau, e condição para condição, de extremo para extremo, de vibração para vibração.

A verdadeira Transmutação Hermética é uma Arte Mental.”

in Kybalion


Os estudiosos do Hermetismo terão sido os primeiros alquimistas, astrólogos e psicólogos, que começaram a desenvolver estas áreas de conhecimento a partir dos ensinamentos de Hermes Trismegistus. O seu conhecimento dos saberes que hoje são considerados ciências, como a Astronomia, a Química e a Psicologia, era também vasto para a época, mas a sua sabedoria ia mais além, transcendendo a Astronomia através da Astrologia, a Química da Alquimia, a Psicologia convencional da Psicologia mística.

A Transmutação Mental é uma arte que surgiu de um dos muitos ramos do conhecimento secreto dos Hermetistas. A palavra “transmutação” tornou-se sinónimo da interconversão de metais, particularmente para a obtenção de ouro, mas o seu significado original é "m
udança de uma natureza, forma ou substância, para outra; transformação.”

Assim, Transmutação Mental é a arte de transformar estados, formas e condições mentais. Os seus efeitos, importantes por si só, são apenas o início de algo maior. O Primeiro Princípio Hermético declara que “Tudo é Mente; o Universo é Mental”, o que implica que a Transmutação Mental seja também a arte de alterar as condições do Universo, dando àquele que a pratica não só o poder de controlar o seu estado mental mas também as condições materiais do Universo do qual é parte integrante.

Tudo o que é hoje designado de “fenómeno psíquico” ou “influência mental” (como as técnicas de visualização sugeridas em muitos livros de auto-ajuda) funciona nestas linhas gerais. Independentemente do nome que se lhe dê, tudo se resume ao Primeiro Princípio Hermético. No entanto, a prática da Transmutação Mental envolve muito mais do que a simples visualização de um desejo que se pretende concretizar. É necessário conhecer os Princípios Herméticos para saber como utilizá-los: os efeitos de um Princípio podem ser anulados apenas com a aplicação de outro Princípio que lhe seja superior.

“Para alterar o seu estado de humor, altere a sua vibração.”

Porque tudo é mental, tudo é energia, tudo vibra (Terceiro Princípio Hermético). Uma pessoa pode tentar irritar-nos, mas não nos pode forçar a perder as estribeiras: somos NÓS que temos o controlo das nossas reacções, independentemente dos estímulos exteriores. As energias “negativas” (ódio, inveja, ciúme…) são estados de vibração de baixa frequência. Para alterarmos o nosso estado de humor, temos de elevar o nosso nível de vibração mental. Mas como fazê-lo?

“Para destruir um nível de vibração mental indesejável, utilize o Princípio da Polaridade e concentre-se no extremo oposto daquilo que deseja suprimir. Elimine o que é indesejável alterando a sua polaridade.”

É então possível dominar a nossa vibração mental pela aplicação do Princípio da Polaridade: no caso em que alguém tenta irritar-nos, devemos então saber que ira e serenidade são os dois extremos de uma mesma coisa, como amor e ódio, alegria e tristeza. Sabendo isso, compreendemos que podemos passar da ira à serenidade se for essa a nossa vontade consciente. E fazêmo-lo, por muito que a outra pessoa se esteja a esforçar por nos irritar. Do mesmo modo um sentimento negativo pode ser contagioso: uma pessoa de mau humor irrita-se com outra, que por sua vez fica irritada com a reacção da primeira e vai “descontar” no próximo que lhe aparecer à frente. E assim sucessivamente. Polaridade e vibração são elementos essenciais na arte da Transmutação Mental. Experimente e verá! ;-)

Fonte: Kybalion

7 comentários:

  1. Olá, gostei do que li sobre transmutação mental mas gostaria de saber onde posso ter mais informações sobre o assunto ou pessoas que poderiam me ajudar em minhas duvidas.
    Grata,
    Jacqueline

    ResponderEliminar
  2. Olá! Antes de mais, obrigada pelo interesse e participação!
    Pode encontrar o texto original do Kybalion em http://www.hermetics.org/pdf/kybalion.pdf
    mas está em inglês.
    Tenho um texto sobre hermetismo em português que também lhe poderá ser útil (se enviar o seu contacto para o mail do blog, posso mandá-lo).
    Além disso, existem vários grupos de discussão sobre hermetismo na internet (pesquise no Google), onde pode colocar as suas questões a quem seja mais entendido na matéria, como por exemplo:
    http://br.groups.yahoo.com/group/hermetismo/

    Espero que encontre aquilo que procura!

    ResponderEliminar
  3. Olá, gostei muito da explicação mim fez ter mais entendimento de como aplicar a transmutação Mental usando os principios de vibração e polariddade, achei de bem. Agradecida

    ResponderEliminar
  4. Li esta matéria sobre transmutação e tenho vivido na prática este fenomeno, substituindo as amarras do passado em compreepreensão que que estamos reapredendo a amar , o único caminho para o reencontro com a grande ener gia, DEUS.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o Blog... agora posso trabalhar...
    Mas gostaria de saber onde posso pesquisar mais...?

    ResponderEliminar
  6. ESTOU PRATICANDO CONSTANTEMENTE E FAZ PARTE DO PODER DO SUBCONSCIENTE. AI Q LOUCURA! E SEMPRE PROCURANDO ME CENTRAR EM ALGO Q ME TRAGA FELICIDADE. AI ME VEM O MOMENTO DE CURA. MAS, NÃO FICA SÓ NESSA. TEM Q SE TRABALHAR A MENTE PARA COISAS POSITIVAS CONSTANTEMENTE. PQ Ñ É FÁCIL E A NOSSA CAMINHADA É LONGA. TODOS PENSASM Q ENVELHER É ACABAR TUDO. MAS Ñ É ASSIM, PORQUE ME SINTO MUITO MAIS JOVEM NA MINHA MATURIDADE, JÁ SOU ATÉ VÓ, MAS Ñ ME VEJO A VOVÓ DE ÓCULOS NA PONTA DO NARIZ, NEM USANDO BENGALA. ESTOU MUITO MAIS VIVA E ESPERTA DO Q CHEGO ATÉ A IMAGINAR. E MINHA CRIANÇA INTERNA É VIVA, ESPERTA E ESTA SEMPRE EM ALERTA. HUMMMMMMMM MINHA CÚTIS AGRADECE.

    ResponderEliminar