domingo, 29 de abril de 2007

Tarot - 0. O Louco

Este é o primeiro de uma série de posts sobre os Arcanos Maiores do Tarot. Semanalmente, cada post será dedicado a um dos Arquétipos que acompanham o Louco na sua viagem pelo mundo. Como não podia deixar de ser, este primeiro post é precisamente sobre ele, a carta 0, o Louco.


O Louco é a carta das infinitas possibilidades, o Zero. Representa o indivíduo que se inicia num determinado caminho, cheio de ambições e esperança mas sem saber o que o espera. A sequência dos Arcanos Maiores fala precisamente da viagem do Louco, do seu encontro com os outros Arquétipos do Tarot e das lições que vai aprendendo durante a jornada.


Simbologia e Arquétipo

Na generalidade dos baralhos, o Louco é representado em roupas coloridas, com uma trouxa transportada num bastão, um pequeno cão que o acompanha e um precipício. Todas as suas posses estão na pequena trouxa, e o Louco segue despreocupado. O cão parece tentar avisá-lo do precipício, mas ele não ouve, olhando o céu, cheio de sonhos e visões do que lhe trará o Futuro.



Notas Interpretativas

O Louco recorda-nos do imenso potencial e da espontaneidade inerentes a cada momento. Vale tudo, nada é certo ou previsível. O Louco traz sempre algo de novo e diferente a qualquer situação, e muitas vezes representa uma espécie de alegre inocência, a confiança absoluta no que há de bom na vida e nos outros. Numa leitura, o Louco pode apontar para um novo começo ou para uma mudança de direcção no sentido da aventura, da descoberta, e da evolução pessoal. Há um sentimento de liberdade, de jovialidade, de energia. Ele também serve para lembrar que devemos manter a confiança em nós próprios, e seguir a nossa intuição até ao fim independentemente do quão estranho e insensato isso possa parecer.


O Louco no Baralho Antigo de Marselha (1760)














O Louco no Baralho de Llewellyn (2006)


Fontes:
Aeclectic - Excelente site com informação sobre Tarot e uma grande colecção de baralhos

Sem comentários:

Enviar um comentário